Tipos de prótese dentária e como cuidar

As próteses dentárias são estruturas que podem ser utilizadas com o objetivo de restaurar o sorriso por meio da substituição de um ou mais dentes que faltam na boca ou que estão desgastados. Assim, as próteses são indicadas pelo dentista com o objetivo de melhorar a mastigação e a fala da pessoa, que podem ser prejudicadas pela falta de dente.

Prótese Parcial Removível

A prótese parcial removível ou ponte móvel é constituída por uma estrutura metálica que seguram em dentes saudáveis, substituindo aqueles que faltam, dando mais estabilidade na hora da mastigação e da fala. Normalmente esse tipo de prótese é indicada quando não é possível fazer um implante, principalmente quando o osso não está em condições adequadas. A desvantagem desse tipo de prótese é estética, pois a placa metálica é visível, podendo incomodar algumas pessoas.

Prótese Total (Dentadura)

Próteses totais, popularmente conhecidas como dentaduras, são substitutos para os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las, e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás. No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apoia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.

Conte-nos mais

Prótese Fixa

A Prótese Fixa cumpre a função de substituir um ou mais dentes que foram perdidos ou destruídos. O tratamento não necessita de cirurgia e é uma opção para aqueles que querem evitá-la ou que tenham restrição clínica para cirurgia.  Em muitos casos é necessário o tratamento de canal dos dentes de suporte. Isso vai depender da inclinação e da quantidade de desgaste que será feito em cada dente.